PER atlas
PT
|
O Projecto


Por: Marco Allegra, 2019
A maior parte das questões políticas são resolvidas através da mobilização do conhecimento especialista – das quais tanto cidadãos como decisores se encontram cada vez mais dependentes. O exPERts procura investigar o papel dos peritos nas políticas públicas.



Através da nossa pesquisa sobre o Programa Especial de Realojamento (PER) na Área Metropolitana de Lisboa (AML), procurámos perceber como os paradigmas políticos, práticas e técnicas são adotadas em (e adaptadas de) contextos específicos e sectores políticos, e como os especialistas fazem uso estratégico do seu conhecimento e estatuto profissional para conduzir o processo político.

Os membros do projeto exPERts possuem diferentes experiências académicas (do planeamento à arquitetura, da ciência política à antropologia, passando pela geografia e psicologia) e um interesse comum em estudos urbanos e em políticas habitacionais. Marco Allegra (investigador principal, ICS-ULisboa) é o coordenador do projeto; Judith Allen (University of Westminster), Frank Othengrafen (Leibniz Universität, Hannover), Hendrik Wagenaar (King’s College London e University of Vienna), Luís Baptista (FCSH-UNL), João Ferrão (ICS-ULisboa) e Jorge Malheiros (IGOT-ULisboa) compõem o Steering Committee.


O nosso projeto assenta numa parceria entre três instituições com sede em Lisboa: o Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa), o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território- ULisboa (IGOT-ULisboa), e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL). Adicionalmente, o exPERts assinou um protocolo formal com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com o objetivo de partilhar informação sobre o PER.


Durante o projeto estabelecemos relações pontuais e/ou regulares com amigos e colegas que trabalham no campo das políticas de habitação, incluindo outros projetos e grupos de investigação (REHURB; HOPES; SUSTAINLIS; SMARTOUR; Mapa de Habitação; FINHABIT; ou o Urban Transitions Hub do ICS), e ativistas (HABITA, Chão e StopDespejos). A pesquisa realizada pelo exPERts teria ainda sido inconcebível sem a cooperação dos municípios da AML.


Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/ATP-EUR/4309/2014.


Aqui podem encontrar alguns dos resultados do projeto.


O exPERts começou em junho de 2016 e termina no final de outubro de 2019.